SOBREPESO É BOM TRATAR

CRESCIMENTO ACELERADO

22 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: MENINAS ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESAS

(SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL)TÊM MAIS PROPENSÃO DE APRESENTAR UM COMPORTAMENTO SEXUAL DE ALTO RISCO, INICIANDO SUA VIDA SEXUAL MAIS CEDO, EM TORNO DOS 13 ANOS, NÃO COSTUMAM USAR PRESERVATIVOS, NEM CONTRACEPTIVOS E COSTUMAM TER EM TORNO DE 3 PARCEIROS.

Meninas adolescentes obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) são mais propensas a desenvolver um comportamento sexual de maior risco do que suas colegas com peso normal, segundo pesquisadores no Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas da 58ª Reunião Anual Clínica. Após observações e estudos descobriu-se que meninas adolescentes obesas ou com sobrepeso estavam mais propensos a ter relações sexuais antes da idade de 13 anos e ter mais de 3 parceiros durante a vida, e estão menos propensas ao uso de preservativos ou contraceptivos. Anteriormente observou-se que a obesidade está relacionada com a má imagem corporal e com a baixa auto-estima que está associada a comportamentos de alto risco sexual, levando-se a hipótese de que as adolescentes com excesso de peso podem ser mais propensas a apresentar um comportamento sexual de risco. Devido à crescente taxa de obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) adolescente é importante se entender mais sobre elas.
Foram verificados dados de meninas adolescentes para analisar tendências em adolescentes com peso normal, sobrepeso e obesas. Foram observados seis diferentes comportamentos sexuais de risco, incluindo ou não se as adolescentes tiveram ou não relações sexuais, se tiveram a idade com que elas primeiro tiveram relações sexuais, e o número de parceiros sexuais. Também se avaliou os comportamentos como uso de álcool ou de drogas durante os encontros das adolescentes, e se tinham usado o preservativo ou qualquer forma de contracepção durante a sua última relação sexual. Quando os dados de diferentes grupos raciais e étnicos foram analisados, se descobriu que as mulheres negras e hispânicas foram as mais propensas a estar acima do peso ou obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral). No entanto, a raça não parece desempenhar um papel no comportamento sexual de risco entre as mulheres com sobrepeso ou obesidade, e nem idade ou grau escolar. Os resultados revelaram que o excesso de peso ou obesidade não afetou a história das adolescentes quanto a relações sexuais e se houve ou não uso de álcool ou drogas quando elas tiveram a última relação sexual. A iniciação sexual antes dos 13 anos, foi maior entre as meninas que tinham sobrepeso ou obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral), do que entre aquelas que estavam com peso normal. As adolescentes com sobrepeso ou obesas apresentaram 1/3 a mais de probabilidade de referir ter mais de 3 parceiros até aquele ponto da vida e apresentaram 1/5 a menos da probabilidade de usar preservativos do que suas colegas com peso normal.
As adolescentes com sobrepeso apresentaram 1/3 a menos de probabilidade de usar contraceptivo e as adolescentes obesas apresentaram quase menos da ½ de probabilidade de usarem contraceptivo nas suas relações sexuais, do que as adolescentes com peso normal. As implicações desta avaliação são que as adolescentes com sobrepeso ou obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) podem estar apresentando um comportamento sexual de alto risco facilitando a contaminação de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada. Precisamos de uma maior compreensão de por que estas adolescentes estão buscando comportamentos de alto risco sexual para melhorar a sua identidade e estudarmos intervenções nas adolescentes de alto risco. É muito importante os ginecologistas, obstetras e clínicos saberem deste comportamento de alto risco sexual das adolescentes jovens com sobrepeso ou obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral).
As adolescentes com sobrepeso ou obesidade não têm sido tradicionalmente reconhecidas como um grupo com uma alta probabilidade de comportamento sexual de risco. É necessário que todos saibam sobre sexo seguro, mas o excesso de peso ou obesidade durante a adolescência pode estimular um comportamento sexual de alto risco, que é importante sabermos para a aplicação em educação sexual e saúde pública. São necessárias pesquisas futuras para se saber sobre as razões que podem levar as adolescentes com sobrepeso ou obesas a apresentarem este comportamento sexual de alto risco, porque assim saberemos de que forma intervir junto a estas adolescentes com sobrepeso ou obesidade com um comportamento de alto risco sexual diferente do que fazem as adolescentes com peso normal.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Meninas adolescentes obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) são mais propensas a desenvolver um comportamento sexual de maior risco do que suas colegas com peso normal...
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

2. A iniciação sexual antes dos 13 anos, foi maior entre as meninas que tinham sobrepeso ou obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral), do que entre aquelas que estavam com peso normal...
http://obesidademeninas.blogspot.com/

3. O excesso de peso ou obesidade durante a adolescência pode estimular um comportamento sexual de alto risco, que é importante sabermos para a aplicação em educação sexual e saúde pública...
http://queroemagrecermais.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 

DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:

Margaret Villers, MD, e colegas da Universidade Médica da Carolina do Sul, em Charleston; Sarah Fox, MD, professor assistente em obstetrícia e ginecologia da Mulher e Hospital Infantes de Rhode Island e da Universidade Brown, em Providence; Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) Reunião Anual 58 Clínica. Apresentado 17 de maio de 2010; Youth Risk Behavior Study Survey; Centers for Disease Control and (CDC); 2010 (San Francisco, Califórnia).










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz